Majungasaurus-Reino-dos-Dinossauros
Conheça o dinossauro que trocava de dentes a cada 2 meses
01/12/2019

Majungasaurus, espécie de dinossauro carnívoro que viveu a cerca de 70 milhões de anos atrás onde hoje é Madagascar tinha uma troca de dentes quase surreal.

De acordo com um novo estudo publicado na revista PLOS ONE por Michael D’Emic, professor da Adelphi University e da Stony Brook University (EUA), o espécime produzia novos dentes 13 vezes mais rápido do que os outros dinossauros carnívoros. Na prática, a cada dois meses, o dinossauro tinha um dente totalmente novo.

Dentes-MajungasaurusTomografia computadorizada dos dentes do Majungassauro | © FOTO / MICHAEL D’EMIC/ADELPHI UNIVERSITY

A razão dessa rápida substituição de dentes tem uma explicação, de acordo com D’Emic. O Majungasaurus, a exemplo de outros animais hoje em dia, também “comiam” ossos. Com isso, seus dentes se desgastavam mais rapidamente, o que exigia uma substituição dentária extremamente eficaz.

Isso significava que eles estavam desgastando os dentes de forma rápida, possivelmente porque estavam roendo os ossos”, afirma D’Emic. Há evidências independentes disso na forma de arranhões e sulcos que correspondem ao espaçamento e ao tamanho dos dentes em uma variedade de ossos – ossos de animais que teriam sido suas presas.

Majungasaurus

O Majungasaurus era o predador supremo na região onde hoje é Madagascar. Ele podia abater desde presas medianas até grandes saurópodes, como o Rapetosaurus.

Postagens Relacionadas