Monstro do Lago Ness
Descoberta de dinossauros alimentou supostos avistamentos do Monstro do Lago Ness, diz estudo
02/05/2019

Pesquisadores britânicos anunciaram que o lendário Monstro do Lago Ness é na verdade uma ilusão criada por conta da descoberta de fósseis de dinossauros.

De acordo com um estudo da History of Earth Sciences Society, publicado em abril, os supostos relatos de avistamento do monstro pode ter sido influenciado pelas inúmeras descobertas de fósseis desde o século 19. Segundo os pesquisadores, após a descoberta dos primeiros fósseis de dinossauros e répteis marinhos da era Mesozoica (252 a 66 milhões de anos atrás), no início do século 19, os avistamentos de criaturas marinhas com pescoço espichado para fora d’água dispararam consideravelmente.

Conforme os esqueletos desses antigos animais eram desenterrados pelos paleontólogos e ganhavam visibilidade mundial, o impacto na cabeça das pessoas aumentava e isso refletia em mais e mais aparições sobrenaturais. Só para se ter uma ideia, antes de 1800, cerca de 10% das histórias sobre monstros marinhos os descreviam como sendo pescoçudo. Já no inicio dos anos 1930, quando os dinossauros começaram a se popularizar no imaginário das pessoas, esse número saltou para mais de 50%, sendo a descrição especifica do pescoço a mais comum nos avistamentos.

Depois que os répteis mesozoicos se tornaram bem conhecidos, relatos de serpentes do mar, que até então tendiam à serpentina, começaram a descrever o monstro como cada vez mais parecido com um réptil marinho da Era Mesozoica, como um plesiossauro ou um mosassauro, diz trecho do estudo.

As testemunhas só começaram a comparar inequivocamente serpentes do mar a répteis pré-históricos no final do século XIX, cerca de cinquenta anos depois de a sugestão ter sido feita pela primeira vez por naturalistas.

PlesiosaurFóssil de Plesiossauro

MosassauroFóssil de Mosassauro

Mosassauros são grandes répteis parecidos com peixes, sem um longo pescoço, enquanto os plesiossauros são anfíbios e têm um longo pescoço.

Monstro do Lago NessSuposta imagem do Monstro do Lago Ness

O primeiro fóssil de dinossauro foi encontrado em 1819 no Reino Unido por William Buckland e a famosa imagem que popularizou o monstro foi publicada em 1933 pelo jornal Inverness Courier.

Mais de 1,5 mil casos de aparições foram investigadas desde 1801 até 2016 e o que os cientistas perceberam desde o primeiro relato até o mais recente, foi que com o passar do tempo, a descrição cada vez mais parecida com dinossauros era predominante nos relatos.

 

Postagens Relacionadas