Aquilarhinus_palimentus
Nova espécie de dinossauro com bico de pato é descoberta nos EUA
20/07/2019

Uma nova espécie de dinossauro da família dos Hadrosauridae acaba de ser descoberta nos Estados Unidos.

De acordo com reportagem publicada pelo Journal of Systematic Palaeontology, uma equipe de paleontólogos descobriram no Big Bend National Park, no Texas, Estados Unidos, restos de uma mandíbula pertencente a um dos dinossauros mais primitivos já conhecidos, os Hadrosauridae, cuja espécie era uma das mais comuns durante o período Mesozoico.

Aquilarhinus-PalimentusMandíbula fossilizada do espécime

Nomeada de Aquilarhinus palimentus, o espécime tinha um bico similar ao de uma ave e mandíbula bem larga, que lembra a junção de duas “espátulas agrupadas”. Ele se alimentava provavelmente de plantas aquáticas, já que vivia numa região onde à 80 milhões de anos atrás, era formada por um enorme lago, cujas marés traziam grandes torrentes de plantas aquáticas para a costa.

Bico de pato

Segundo Prieto-Márquez, do Instituto Català de Paleontologia Miquel Crusafont, a descoberta é de extrema importância para os cientistas, pois ela ajudará a entender como essa família especifica de dinossauros evoluiu e migrou para outras regiões do planeta.

Esse novo animal é um dos mais primitivos Hadrosauridae conhecidos e pode nos ajudar a entender como a ornamentação na cabeça deles se desenvolveu, assim onde o grupo inicialmente evoluiu e de onde migrou.

Sua existência acrescenta mais uma evidência à crescente hipótese, ainda no ar, de que o grupo começou na região sudeste dos EUA, finaliza Márquez.

Postagens Relacionadas