Suskityrannus hazelae
Paleontólogos descobrem novo dinossauro que é parente distante do Tiranossauro Rex
06/05/2019

Paleontólogos americanos do instituto tecnológico Virgina Tech, divulgaram na mais recente edição da revista Nature Ecology & Evolution a descoberta de uma nova espécie de dinossauro que é parente distante do famoso Tyrannosaurus rex.

Batizado de “Suskityrannus hazelae”, o pequeno espécime tinha cerca de 1 metro de altura e um comprimento menor do que o crânio do seu parente mais próximo, o Tiranossauro Rex.

Viveu durante o período Cretáceo a cerca de 92 milhões de anos atrás. Pesava cerca de 40 quilos e caçava presas de pequeno e médio porte.

Suskityrannus hazelae

Descoberto a cerca de 20 anos atrás na bacia do rio Zuni, no Novo México, nos Estados Unidos, o espécime só foi revelado agora após os cientistas analisarem minuciosamente os restos fosseis encontrados e conseguirem dar uma designação formal para a nova espécie, cujo nome deriva das palavras “Suski”, que significa ‘coiote’ para os nativos americanos da tribo Zuni e “Tyrannus”, que significa Rei em latim. Hazelae foi escolhido em homenagem a Hazel Wolfe. Ela é a esposa do líder da escavação Douglas Wolfe, com quem Sterling Nesbitt encontrou um dos esqueletos de Suskityrannus no final dos anos 90.

Na imagem, vemos o fêmur de Suskityrannus hazelae, projetando-se do solo na Bacia de Zuni, no Novo México, em maio de 1998. O autor do estudo Sterling Nesbitt, que tinha 16 anos na época, aponta para o fragmento.

Postagens Relacionadas