Saltriosaurus dinosaur
Paleontólogos italianos descobrem o mais antigo dinossauro carnívoro
03/03/2019

Um grupo de paleontólogos descobriram nos Alpes Italianos um fóssil de dinossauro que quebra todos os padrões do que era conhecido até a época dos grandes predadores. É o Saltriovenator Zanellai, o caçador de Saltrio, um espécime de quase oito metros de comprimento e uma tonelada de peso que viveu a cerca de 200 milhões de anos atrás.

De acordo com os pesquisadores, o achado é de extrema importância para a paleontologia pois ajudará a explicar como os grandes carnívoros evoluíram. Atualmente, a maioria dos cientistas acreditam que esses super predadores evoluíram no Jurássico e não no Triássico. Como o achado data de 200 milhões de anos atrás, ele antecipa em 25 milhões de anos o surgimento de grandes predadores.

Nessa época do final do Triássico e inicio do Jurássico havia muito poucos carnívoros e a maioria era pequena. O maior até agora foi o Cryolophosaurus encontrado na Antártida, que era 15% menor do que o Saltriovenator Zanellai, afirma Cristiano Dal Sasso, paleontólogo do Museu de História Natural de Milão que liderou a pesquisa.

saltriovenator

Segundo os cientistas, a jornada de sua fossilização é impressionante: Saltriovenator Zanellai teria morrido na costa do mar, onde criaturas marinhas se alimentaram de seus restos mortais. Com o surgimento dos Alpes, o esqueleto foi erguido junto com o solo. Além disso, o fóssil sobreviveu a explosões provocadas por humanos. Em algumas ocasiões, trabalhadores industriais usaram dinamite para explodir a região do achado, o que acabou quebrando a ossada em pedaços.

Os primeiros fragmentos do fóssil foram encontrados em uma pedreira em 1996 por um cidadão amante de fósseis chamado Angelo Zanella, à cerca de 80 quilômetros ao norte de Milão. Zanella viu alguns ossos parecendo estar saindo de rochas e chamou um paleontólogo que confirmou que eles eram fósseis. Para agradecê-lo, os especialistas batizaram o dinossauro com o seu sobrenome, enquanto Saltrio refere-se à cidade onde ele foi encontrado.

 

Postagens Relacionadas