Oksoko_avarsan
Pesquisadores anunciam descoberta de dinossauro parecido com papagaio
11/10/2020

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo anunciaram a descoberta de restos fósseis de um dinossauro “muito parecido” com os papagaios de hoje em dia.

Chamado de Oksoko Avarsan, o espécime – desenterrado no deserto de Gobi, na Mongólia – atingia cerca de dois metros de comprimento e tinha apenas dois dedos funcionais em cada antebraço. Possuía um bico grande, além de penas por todo o corpo.

artists_impression_credit_copyright_2019_michael_w._skrepnick_smallImagem: Michael Skrepnick

Segundo os pesquisadores, cujo estudo foi publicado na revista “Royal Society Open Science”, o achado forneceu a primeira evidência de perda de dedos na família de dinossauros de três dedos, conhecidos como oviraptores.

Essa família de dinossauros eram extremamente abundantes em todo o mundo antes da extinção dos dinossauros, muito em parte por conta da sua capacidade de se adaptar a diferentes habitats.

O Oksoko Avarsan não foi exceção, ao se adaptarem as condições do novo habitat, (deserto), seus braços e mãos mudaram drasticamente. Apenas dois dedos se desenvolveram, com o terceiro sendo reduzido ao longo de milhões de anos de evolução.

Sua mão com dois dedos nos levou a observar como a mão e o membro posterior mudaram ao longo da evolução dos oviraptores – algo que não havia sido estudado antes. Isso revelou algumas tendências inesperadas que são uma peça-chave no quebra-cabeça de porquê os oviraptores eram tão diversos antes da extinção que matou os dinossauros, disse o paleontólogo Gregory Funston, da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido.

Ainda no estudo, os pesquisadores destacam que a nova espécie provavelmente pertencia a grupos sociais, já que os fósseis encontrados pertenciam a três indivíduos em posição de repouso.

O Oksoko avarsan é interessante porque os esqueletos são muito completos e a maneira como foram preservados, descansando juntos, mostra que esses dinossauros jovens vagavam juntos em grupos, destacou Funston.

Postagens Relacionadas